Notícias

Café: Uma deliciosa paixão nacional!

AROMA PAULISTA CAFÉ! Um café de Pacaembu, feito com muito capricho e dedicação, e que tem o propósito de agradar até os mais exigentes paladares!

Fonte: Da Redação
22/05/2020

No próximo domingo, 24 de maio, será comemorado no Brasil, o “Dia Nacional do Café”. Queremos então, prestar nossa homenagem a todos os cafeicultores do nosso Município: aos que já se foram, aos que mudaram de atividade e também aos que ainda hoje a praticam. Reconhecemos e enaltecemos o relevante serviço prestado por cada um desses agricultores, contribuindo de forma decisiva para o desenvolvimento de nossa cidade e região.


E, como os associados da APRUP – Associação dos Produtores Rurais de Pacaembu, com muito orgulho, estão perfeitamente inseridos nesse contexto, gostaríamos de relembrar um pouco da nossa trajetória. Esta Associação foi fundada no início da década de 90, pela necessidade de se organizar o escoamento de produtos agrícolas e também para viabilizar ao Município, o recebimento de máquinas e implementos que compunham uma Patrulha Agrícola que seria doada pelo então governo do Estado.


Importantes feitos foram realizados, até que, em meados daquela mesma década, uma grave crise atingiu o setor agrícola, levando a Associação a um período de inércia, do qual só saiu com o advento do Programa de Microbacias do Governo do Estado, implementado pela CATI. Através desse Programa, importantes benefícios foram alcançados pelos associados e também pelo Município. Elegemos então, a cafeicultura como foco dos nossos planos. Tivemos também o apoio da Prefeitura, que nos doou um terreno. Apresentamos então ao referido Programa, os projetos para a construção de nossa nova sede, onde também construimos um galpão para armazenamento, uma unidade de classificação de café e uma torrefação. Objetivo: agregar valor ao produto. Os Associados podem industrializar suas safras, melhorando assim a remuneração por seus produtos, o que levará a uma melhor qualidade de vida a seus familiares. Numa parceria com o SEBRAE, contratamos uma consultoria que atuou junto aos nossos associados por aproximadamente 5 anos, realizando visitas técnicas mensais a cada propriedade, sem contar os diversos cursos e treinamentos que recebemos. O objetivo era a implantação das “BOAS PRÁTICAS AGRÍCOLAS”, o que traz um importante diferencial ao nosso produto, pois, estabeleceu-se novos critérios para a condução das lavouras, no que diz respeito aos tratos culturais, aos cuidados com o meio ambiente, no uso de defensivos e também na colheita, secagem e armazenamento dos grãos. Afinal, CAFÉ também é um alimento, traz muitos benefícios à nossa saúde e é a segunda bebida mais tomada no mundo, perdendo apenas para a água. Feita a “lição de casa“, criamos e lançamos então a nossa marca: AROMA PAULISTA CAFÉ! Daí surgiu a necessidade de criarmos uma Cooperativa. A nossa legislação tributária não permite que Associações comercializem. Criamos então a COAMP – COOPERATIVA AGRÍCOLA MISTA DE PACAEMBU, onde somos em 21 cooperados. E na APRUP somos 32 associados. Todos Agricultores Familiares. Todos imbuídos do mesmo objetivo: melhorar a qualidade de vida dos nossos cooperados/associados, oferecendo um produto de qualidade aos nossos consumidores.


Hoje, o AROMA PAULISTA CAFÉ é uma realidade e está disponível nas cidades de Panorama a Osvaldo Cruz, com muito boa aceitação.


AROMA PAULISTA CAFÉ! Um café de Pacaembu, feito com muito capricho e dedicação, e que tem o propósito de agradar até os mais exigentes paladares!


Diretorias: COAMP: Presidente – Waldir Osvaldo Visioli -- Vice: Elizeu Ponsoni -- Secretário: Juraci Lourencetti


APRUP: Presidente: Armando Bussan -- Vice: Edmilson Marin -- Secretário: Juraci Lourencetti--Tesoureiro: Carlos Roberto Merlotti



Os comentários abaixo não expressam a opinião deste portal.