Notícias

Campanha de Vacinação contra a Gripe entra na terceira Fase

Segundo a profissional de saúde, a segunda fase teve alto índice de imunização e a expectativa é que nesta terceira fase, o mesmo aconteça.

Fonte: Da Redação
22/05/2020

A terceira fase da campanha nacional de vacinação contra a gripe teve início no dia 11 e proceguirá até o dia 23 de junho.


De acordo com a enfermeira responsável Rosangela Ap. de Cinque Soares, devem comparecer na UBS (Unidade Básica de Saúde) ou no ESF (Estratégia da saúde da Família) o público alvo desta terceira fase da vacinação que será professores das escolas públicas e privadas, crianças de seis meses a menores de seis anos, gestantes, Puérperas, adultos de 55 a 59 anos e pessoa com deficiência.


Segundo a profissional de saúde, a segunda fase teve alto índice de imunização e a expectativa é que nesta terceira fase, o mesmo aconteça.


A vacina protege contra os três subtipos do "vírus influenza" que mais circularam no inverno passado: A (H1N1) – conhecido popularmente como gripe suína –, A (H3N2) e B.


A imunização também ajuda o sistema de saúde a diferenciar entre a gripe comum e a Covid-19 (se o paciente recebeu a vacina e está com tosse e falta de ar, provavelmente não é por causa do vírus influenza). Esses dados podem auxiliar o médico na hora de pedir um exame específico para detectar a presença do novo coronavírus.


Quanto o maior número de pessoas vacinada, menor o número das mesmas indo parar no hospital por causa da gripe, ajudando o sistema público a reservar os leitos para a procura decorrentes do coronavírus.


A enfermeira Rosangela ressalta ainda que para receber a vacina, portanto, é necessário que o usuário apresente o Cartão de Vacina.



Os comentários abaixo não expressam a opinião deste portal.