Notícias

Caminhos da fé: peregrinos compartilham experiências de caminhar 35 km até Santo Expedito

Segundo o reitor do Santuário Diocesano de Santo Expedito, padre Umberto Laércio Bastos de Souza, os devotos realizam a caminhada da fé para agradecer as graças alcançadas.

Fonte: G1
18/04/2024

Comemorado nesta sexta-feira (19) pelos fiéis da Igreja Católica, o Dia de Santo Expedito é um momento importante para as pessoas professarem a fé em uma jornada íntima ao optarem por realizar o trajeto a pé rumo a cidade de Santo Expedito (SP), que leva o nome do padroeiro das causas justas e urgentes.


Segundo o reitor do Santuário Diocesano de Santo Expedito, padre Umberto Laércio Bastos de Souza, os peregrinos realizam a caminhada da fé para agradecer ao santo pelas graças alcançadas.


“Fizeram suas promessas e agora cumprem. Todos eles têm a certeza que Jesus vê suas mais sinceras intenções e que Santo Expedito intercedeu junto a Jesus. É lindo ver que os romeiros e devotos, de pés inchados, joelhos esfolados e corpos em frangalhos, fazem isso por pai, mãe, irmão, filhos e até amigos”, afirmou o padre.


Além disso, o reitor pontua que muitos devotos pedem mais graças ao bem do próximo do que para si mesmos.


“Durante as caminhadas, estes peregrinos fazem a experiência de amar como Jesus amou, levando um pedaço da cruz dos outros, que não puderam levar a sua. Fazem pelo outro como fez Maria, ela estava lá aos pés da cruz do seu filho. Como cristãos, não só carregamos a própria cruz, mas também um pedaço da cruz do outro. Na verdade, quem recomendou que carregássemos a cruz do outro foi o próprio Jesus. É tão bonito ver romeiros e devotos que saem de casa e caminham longe, mais para agradecer e pedir graças para os outros do que para si mesmos”, explicou a reportagem.


O padre também afirma que o santo ensina o devoto a confiar em seu amparo, ao superar momentos de procrastinação, e tomar uma atitude de fé, bem como enfrentar os tormentos que ferem e tentam tirar a paz.


Refletir a fé ð???


Para muitos fiéis, como o barbeiro Diego Bertoni, a caminhada é um momento de refletir sobre a própria fé.


“Para mim, a importância é mais pessoal mesmo. É onde me sinto em paz e me encontro refletindo sobre a minha fé. Sempre gostei de caminhar e de me desafiar. Todo ano faço um propósito e, nesse ano, vou em agradecimento por uma coisa que aconteceu comigo”, contou a reportagem.


Os comentários abaixo não expressam a opinião deste portal.