Durante um temporal que atingiu cidades do Oeste Paulista nesta quinta-feira (19), alguns locais foram danificados e registraram alagamentos, queda de árvores e postes, além de danos em uma estrutura de um campo de futebol.
De acordo com a Coordenadoria de Proteção e Defesa Civil de Presidente Prudente (SP), os espaços atingidos já foram vistoriados pela equipe.
“Em Presidente Prudente, tivemos alguns pontos de alagamentos e quedas de árvores. Na entrada de Álvares Machado (SP), um poste caiu e interrompeu o fluxo de veículos e, em Emilianópolis (SP), a força do vento derrubou a cobertura da arquibancada de um campo municipal”, explicou o coordenador da Defesa Civil de Presidente Prudente, Renato Gouvea.
Segundo o coordenador, o campo foi interditado até a retirada da estrutura danificada.
Além disso, Gouvea salientou que, com o início do verão, os casos de chuvas severas, e em muitos casos, acompanhados por fortes rajadas de vento, aumentam.
“É muito importante que a população fique informada sobre os alertas emitidos pela Defesa Civil e não enfrente situações de risco. Reforçamos as orientações para que as pessoas não enfrentem alagamentos e enxurradas; não permaneçam em edificações com risco de desabamento; tenham cuidado em rios e córregos em virtude das trombas d"água e não fiquem debaixo de árvores”, enfatizou Gouvea.
Ainda, o coordenador também alertou para os acidentes com postes e fios de energia elétrica, e orientou para que as pessoas “jamais se aproximem e acionem imediatamente a Concessionária de Energia”.
A Operação Chuvas de Verão da Defesa Civil começou no dia 1º de dezembro e se estenderá até o dia 31 de março de 2025, podendo ser antecipada ou prorrogada se as condições meteorológicas adversas exigirem.