O Pacaembuense André Valverde, de 20 anos, participou em julho da Operação Amazonas 2025, uma das ações do Projeto Rondon, promovido pelo Ministério da Defesa. O projeto de extensão universitária tem como objetivo promover a cidadania entre os estudantes, contribuindo com soluções sustentáveis para a inclusão social e a redução das desigualdades regionais.
Acadêmico do curso de Ciência de Dados da FATEC de Adamantina, André foi um dos oito alunos selecionados por meio de processo seletivo interno na faculdade, que avaliou histórico escolar e entrevista. Também participaram da operação dois professores da instituição.
A ação aconteceu entre os dias 8 e 27 de julho e mobilizou 262 Rondonistas, 25 Instituições de Ensino Superior de nove estados brasileiros e cerca de 700 militares. As equipes se deslocaram de balsa até diversas cidades do interior do Amazonas.
André integrou o grupo designado para o município de Fonte Boa, localizado a aproximadamente 800 km de Manaus. Lá, os Rondonistas atuaram junto à comunidade com oficinas e ações de cidadania, saúde, meio ambiente, tecnologia e educação.
Segundo o coordenador-geral do Projeto Rondon, Coronel Euclides Soljenitsin, o impacto das ações superou as expectativas. “O sucesso da Operação Amazonas é fruto de um esforço coletivo. Todos uniram seus esforços para o bem comum, fortalecendo a cidadania entre os estudantes universitários”, destacou.
Desde 2005, o Projeto Rondon já realizou 97 operações, impactando cerca de 2 milhões de brasileiros em diversas regiões do país.