Notícias

Dia Mundial do Agrônomo: Carlos Henrique ressalta papel do agrônomo no desenvolvimento agrícola

A data tem como objetivo reconhecer e valorizar o trabalho destes profissionais.

Fonte: Da Redação
13/09/2025

O Dia Mundial do Agrônomo é celebrado neste sábado, 13 de setembro. A data tem como objetivo reconhecer e valorizar o trabalho destes profissionais, que são essenciais para o desenvolvimento agrícola em todo o mundo. No Brasil, o Dia Nacional do Agrônomo é lembrado em 12 de outubro.


O agrônomo é o profissional responsável pelo planejamento, execução e supervisão das atividades ligadas ao cultivo de plantas, atuando diretamente para o fortalecimento do setor agrícola e para o equilíbrio ambiental.


Para destacar a importância da profissão, o Jornal O Pacaembuense conversou com Carlos Henrique Brioschi, engenheiro agrônomo da SAA/CATI (Coordenadoria de Assistência Técnica Integral), que atua em Pacaembu e exerce a profissão há 11 anos.


Segundo Brioschi, o município se sobressai na produção de cana-de-açúcar, amendoim, acerola, café, horticultura e urucum.


O clima influencia a lavoura em muitos aspectos, neste contexto, perguntamos ao profissional se isso influência direto na produtividade e relatou:


“O clima exerce um papel fundamental na produção agrícola, podendo ser um fator de sucesso ou inviabilizar completamente uma safra. A escassez de chuvas, aliada a altas temperaturas e ondas de calor, como ocorreu no segundo semestre de 2024, evidenciou a necessidade de medidas para mitigar os efeitos da estiagem e garantir a produção”, explicou.


Questionado sobre os desafios de aumentar a produção sem agredir o meio ambiente, o agrônomo destacou:


“A produção agrícola sustentável é uma demanda global. Nos dias atuais, é imprescindível que o produtor rural adote boas práticas de produção, buscando sempre utilizar de forma racional os recursos naturais e a adoção de tecnologias para aumentar a produtividade.”


Ele também apontou a agricultura orgânica como alternativa viável para pequenos produtores:


“Hoje os orgânicos produzidos no Brasil não são suficientes para atender à demanda interna. Isso revela um mercado promissor e com valor agregado.”


Sobre o uso excessivo de defensivos, Brioschi fez um alerta:


“Além de onerar o produtor rural, já que compõem os custos de produção, o uso excessivo pode deixar resíduo acima do permitido na produção. Por isso, é fundamental buscar orientação técnica e sempre respeitar o período de carência.”


Com orgulho, ele contou que a paixão pela agricultura veio de família:


“Faço parte da quarta geração de uma família de agricultores. Nasci e cresci no meio rural, a agricultura está no sangue. Desde criança já sonhava em ser Engenheiro Agrônomo.”


Encerrando a entrevista, Brioschi deixou uma mensagem aos colegas de profissão:


“Parabéns a todos os colegas de profissão que trabalham de sol a sol, incansavelmente, para garantir alimentos de qualidade na mesa do consumidor, assegurando também o progresso e o desenvolvimento do nosso País.”



Os comentários abaixo não expressam a opinião deste portal.