Notícias

Artigo

Os riscos de perder a esperança

Fonte: Canção Nova
27/10/2025

A esperança é o combustível da vida, e a forma de mantê-la viva é não prender os olhos nas tragédias, pois a cada desgraça que contemplamos, corremos o risco de perder combustível. Existe, na mitologia grega, uma figura interessante chamada Fênix, que, quando morre, entra em autocombustão. Passado algum tempo, renasce das próprias cinzas. Essa ave, o mais belo de todos os animais fabulosos, simbolizava a esperança e a continuidade da vida após a morte. Revestida de penas vermelhas e douradas, as cores do sol nascente, possuía uma voz melodiosa, que se tornava triste quando a morte se aproximava.


A impressão causada em outros animais, por sua beleza e tristeza, chegava a provocar a morte deles. Nossa vida passa por esse processo várias vezes num único dia, ou seja, sair das tragédias para contemplar a beleza que não morreu, a vida que existe ainda, como fazia essa ave mitológica.


Alguns historiadores dizem que o que traria a Fênix de volta à vida seria somente o seu desejo de continuar viva, mas depois de completar quinhentos anos elas perdiam o desejo de viver, e aí, se morressem, não mais reviviam. O desejo de continuar a viver era sua paixão pela beleza que é a vida.



Os comentários abaixo não expressam a opinião deste portal.