Notícias

Halloween: Professora de inglês fala sobre tradição, história e diversão

Em cada região, a festividade ganhou características próprias

Fonte: Da Redação
31/10/2025

O Halloween é comemorado nesta sexta-feira, 31 de outubro. Mesmo sendo considerado parte de uma cultura tipicamente americana e irlandesa, o Dia das Bruxas se espalhou por todo o mundo. Em cada região, a festividade ganhou características próprias, mas mantém o conceito moderno norte-americano: pessoas vestem fantasias, decoram as casas e as crianças saem de porta em porta pedindo doces.


Para falar sobre o assunto, o jornal O Pacaembuense conversou com a professora do CCAA, Vera Lucia Fiorin da Silva, que destacou as origens e curiosidades da data.


Segundo ela, “a palavra Halloween vem de ‘All Hallows’ Eve’, que significa ‘Véspera do Dia de Todos os Santos’ em inglês”. A professora explica ainda que o símbolo da abóbora é um dos mais marcantes da festa: “Ela representa a lenda de Jack O’Lantern, um homem que vagava com uma lanterna feita de abóbora. Por isso, simboliza a proteção contra os maus espíritos. ”


Os países que mais celebram o Halloween são Estados Unidos, Canadá, Irlanda e Reino Unido, por possuírem fortes tradições ligadas à data. “Mas a festa também é popular em outros lugares, como o México”, destacou Vera.


Sobre como a comemoração acontece no Brasil, ela evidenciou que “a celebração é mais comum em escolas e cursos de inglês, com desfiles de fantasias, decorações temáticas e brincadeiras inspiradas nas tradições americanas”.


Quando o assunto é gastronomia, o Halloween também desperta a criatividade. “São comuns doces temáticos como cupcakes, biscoitos em formato de fantasmas, aranhas ou abóboras, além de sobremesas e salgadinhos criativos. E claro, a abóbora aparece em vários pratos, como recheada ou empanada”, comenta a professora.


E o tradicional pedido das crianças também não pode faltar: “Elas dizem ‘Trick or treat! ’, que significa ‘Doce ou travessura’”, explica Vera, lembrando que a frase se tornou um dos maiores símbolos da data.


Assim, o Halloween vai muito além das fantasias e sustos: é uma celebração que mistura cultura, diversão e criatividade, conquistando cada vez mais espaço também no Brasil.




Os comentários abaixo não expressam a opinião deste portal.