Na sexta-feira, 25 de setembro, acontece no Centro Comunitário – Bairro Venda Branca, em Osvaldo Cruz, a realização do 8º Concurso de Qualidade do Café Arábica da Nova Alta Paulista. A programação tem início às 7h com o credenciamento dos participantes, seguido de um café da manhã às 7h30. A abertura oficial está prevista para às 8h.
O concurso é promovido pela APRUP de Pacaembu, em parceria com o Sebrae-SP e a Prefeitura de Osvaldo Cruz, com apoio da CATI e da AMNAP. A iniciativa faz parte das ações relacionadas ao projeto de Indicação Geográfica do Café da Nova Alta Paulista, que busca fortalecer a identidade da produção regional, reconhecer o trabalho dos cafeicultores e ampliar a visibilidade dos cafés produzidos na região.
Um dos momentos mais aguardados será a apresentação dos resultados e a premiação dos vencedores do concurso, marcada para às 11h30. A programação também inclui a premiação dos vencedores do 2º Concurso Literário, além de palestras sobre cooperativismo, associativismo e o futuro do mercado do café.
Mais do que uma competição, o concurso vem se consolidando como um importante espaço de valorização da cafeicultura. A programação pretende reunir produtores, representantes de entidades, autoridades e pessoas ligadas ao setor, proporcionando momentos de integração, troca de experiências e conhecimento, além de destacar a qualidade dos cafés produzidos na Nova Alta Paulista.